dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    
Frutas        
Manejo integrado: segurança alimentar e redução de custos
Técnica de controle de patógenos integra controles químico, cultural e genético e faz o monitoramento das doenças antes de aplicar produtos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
10/10/2010

A produção integrada de alimentos é a nova forma de controlar pragas e doenças nas lavouras com mais segurança e economia dos insumos. A técnica está se expandindo pelo mundo e é cada vez mais utilizada e difundida no Brasil para melhorar a qualidade dos alimentos. Durante o Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontece de 17 a 22 de outubro, em Natal, no Rio Grande do Norte, o pesquisador José Aires Ventura, do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural), vai dar um curso sobre o manejo integrado de doenças na fruticultura e capacitar os produtores a entenderem a tecnologia e fazerem o monitoramento adequado na lavoura para os diferentes tipos de doenças de diversas culturas.

— O manejo integrado não usa somente o controle químico, nem exclusivamente o controle genético, nem somente o controle cultural. O importante é que estas doenças são monitoradas e é estabelecido o controle em função da ocorrência delas. A partir do momento em que os produtores começarem a notar alterações nas plantas aí sim eles vão optar pela estratégia de manejo mais adequada. Muitas vezes, uma poda adequada já é o suficiente outras vezes é necessário um produto químico ou um produto natural. De uma forma geral, a estratégia de manejo leva a uma redução do uso de agrotóxicos e, portanto, proporciona a redução de resíduos nos alimentos e redução do impacto ambiental — explica Ventura.

O aspecto econômico também é um fator muito importante desta técnica de produção sustentável. Não é só o meio ambiente que ganha com o manejo integrado. O produtor ganha em qualidade do seu produto e em economia com a redução dos gastos com insumos. Muitas vezes, dependendo do ano e da região, não é necessário fazer nenhuma aplicação química, proporcionando uma redução de custos. Além disso, o agricultor agrega valor ao seu produto que tem mais qualidade e pode ganhar até um selo de certificação, posicionando melhor o produto no mercado e fazendo com que o produtor tenha condições de cobrar um preço maior pelo o que está vendendo.

— O monitoramento é feito por amostragem. Para cada doença e cada cultura nós temos padrões técnicos. No caso da pinta preta do mamão a incidência é na terceira folha, no caso da sigatoka amarela em banana seria na quinta folha. Isso vamos abordar no curso. Uma das características do congresso é levar conhecimento e preparo aos produtores para eles se qualificarem e se capacitarem nestas técnicas de manejo integrado de doenças de plantas. Da mesma forma que você monitora a febre no ser humano, para saber a partir de que momento é preciso entrar com medicamento, da mesma forma é preciso fazer com as plantas. Quando o produtor percebe que a incidência de doenças ultrapassa os limites toleráveis, estabelecidos pela pesquisa, só então ele intervém para cortar o ciclo da doença — ressalta o pesquisador do Incaper.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada